sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BOCA DE BACO - EVENTO LITERÁRIO





SEGUE A DICA DO BLOG!




Evento literário vai movimentar cena cultural carioca

Primeira edição do Boca de Baco contará com oficina de Marcelino Freire
e palco para a livre manifestação artística

Os sábados não serão mais os mesmos na Cinelândia. A partir de 17 de janeiro, a Safo Produções Literárias apresenta o Boca de Baco na Livraria Odeon, localizada no mezanino do Cinema Odeon Petrobras. O evento reúne literatura, oficina, lançamentos de livros e revistas, troca de experiências e ainda é um espaço em que a livre manifestação artística é permitida e incentivada. As inscrições para a oficina já estão abertas. O investimento é de R$ 70. A entrada é gratuita para as demais atividades do dia. Os próximos encontros serão nos dias 24 e 31de janeiro e 07 e 14 de fevereiro.

Na primeira edição do Boca de Baco, o escritor pernambucano e vencedor do Jabuti de Literatura, Marcelino Freire, coordenará uma oficina de produção literária. Após o encontro, será aberto um palco para todo tipo de manifestação artística. Com decoração irreverente, o espaço abrigará um karaokê em que o gongo estará a postos. Os mais tímidos serão encorajados com uma dose de cachaça “por conta da casa”. Artistas e agitadores culturais serão convidados, além de DJs que animarão a pista.

“A idéia é despir a roupagem careta que reveste esse tipo de evento e apresentá-lo de forma inovadora e divertida. Diversão é a palavra-chave. O Boca de Baco, como o nome diz, é uma apresentação dionisíaca, menos bela e mais divertida, sem deixar de ser consistente e ter conteúdo. Os debates, encontros e oficinas apresentam temas inovadores e formas diferentes de pensá-los. À noite, o palco aberto, a cachaça e o gongo complementam a estética de Baco.”, explica Ana Maria Bonjour, sócia da Safo Produções Literárias, produtora do evento, ao lado de Carolina Benjamin. Ambas dirigem a Livraria Odeon há mais de um ano.
Na oficina chamada de Narrativas Breves – e Outras nem Tanto, o autor de "Contos Negreiros" (Record) trabalha com os participantes técnicas narrativas e dá dicas de como "enxugar" o texto, melhor preparar um livro, além de outros macetes. Freire ressalta que a sua oficina é, sobretudo, uma ótima oportunidade do participante colocar o seu talento à prova e direcionar melhor o seu projeto literário. "Todo o trabalho é feito, principalmente, em cima dos textos apresentados pelos interessados. Fazemos alguns exercícios e discutimos, juntos, o trabalho de cada um", diz o escritor.

A oficina contará com a participação especial de Lirinha, cantor e compositor do grupo Cordel do Fogo Encantado que acaba de lançar o romance "Mercadorias e Futuro" (Ateliê Editorial). O livro deu origem ao espetáculo homônimo, que o artista apresentará na cidade. O público participará de um bate-papo com os dois autores. Outro destaque será o lançamento de Ravenala, do poeta Horácio Costa. O livro de poemas é oitavo de sua autoria editado no Brasil.
Destinada a estudantes, professores, aos amantes da literatura, e também a aspirantes a escritores e poetas, a oficina já foi realizada em várias capitais do Brasil. Marcelino Freire é um dos principais nomes da nova geração de escritores e foi o responsável pela organização de "Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século" (Ateliê Editorial). O livro reúne escritores como Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Manoel de Barros e Millôr Fernandes em contos inéditos de até 50 LETRAS.

Sobre a Livraria Odeon:

A Livraria Odeon é uma livraria de cultura especializada em cinema. Estrategicamente recolhida no mezanino do Cinema Odeon Petrobras, concentra os 25m² quadrados mais acolhedores da Cinelândia. Seu catálogo é selecionado pelo recorte da boa leitura. As estantes concentram tesouros organizados nas seguintes sessões: cinema, teatro, filosofia, literatura, arte (teoria / crítica), música e quadrinhos. Um cantinho reservado às crianças completa o acervo. O critério na seleção das obras fica a cargo da Safo Produções Literárias. Regalos habitam cada prateleira, móvel, gaveta - cada plano em que o olhar atinge: boa música em CDs e DVDs; presentes incríveis em objetos e balangandãs de todos os tipos; além de, é claro, livros, muitos livros.

O espaço é compartilhado com o delicioso restaurante Ateliê Culinário, num ambiente confortável com rede de internet aberta e gratuita. Terreno fértil para lançamentos e diferentes eventos literários, a Livraria Odeon está aberta para agradáveis encontros.



Serviço:


Oficina: NARRATIVAS BREVES - E OUTRAS NEM TANTOCom: MARCELINO FREIREParticipação Especial: LIRINHAHorário: 10hValor: R$ 70Lotação Máxima: 25 VAGAS.
Local: Livraria Odeon. Praça Floriano, 7 (mezanino do Cinema Odeon Petrobras). Cinelândia, Centro, RJ.
Informações:
contato@livrariaodeon.com.br / 8763-0157 (Ana Maria)
Produção: Safo Produções Literárias
As inscrições poderão ser feitas na própria livraria ou através de depósito bancário.
As vagas podem ser reservadas pelo email
contato@livrariaodeon.com.br.

Mais informações:

Leonardo Figueiredo
Safo Produções Literárias
Assessoria de Imprensa
Tel: (21) 9648-0282
imprensa@livrariaodeon.com.br

Nenhum comentário: