quinta-feira, 15 de maio de 2008

REVISTA SÍTIO E ADMIRÁVEL DIAMANTE BRUTO E OUTROS CONTOS

Finalmente para alegria do leitor lusófono sai a Revista Sítio número 4, depois de um ano de pausa dedicada a outros afazeres, como por exemplo, o encontro de escritores de Torres Vedras.
O ano de 2008 promete compensar os vários meses de espera. A revista foi lançada na Livraria Livrododia, em Torres Vedras, Portugal. A frente deste projeto está o escritor Luis Felipe Cristóvão, que também já participou de projetos literários pelas bandas tupiniquins, aliás escrevemos juntos para a Bagatelas. Esta edição conta com Luíz Ruffato, Ozias Filho, Natércia Pontes (Brasil), Eduardo Estevez e António Alías (Espanha), Luís Naves, Maria Sousa, Miguel Real, Sérgio Luís de Carvalho, Paulo Kellerman, Carla Cook, Fernando Esteves Pinto, Lourenço Bray, Rui Matoso, André Simões, Luís Ene, José Magalhães e Nuno Travasso (Portugal). As imagens são de António Bártolo, Manuel Guerra Pereira e Vanessa Fernandes (Portugal).




Outro lançamento do lado de lá do oceano é Admirável Diamante Bruto e Outros Contos, de Waldir Araújo. A edição também corre por conta da livrododia. O livro é um conjunto de treze contos nos quais diversos personagens vivem no meio de acontecimentos, uns fantásticos, outros tão reais, sempre num ambiente onde sobressai a Guiné, através do olhar de um narrador, cuja existência carrega também o desencanto de uma certa urbanidade. O amigo Waldir, que também já publicou na Bagatelas, é de Guiné-Bissau e mora em Lisboa. Jornalista, desde 2001 exerce a profissão na RDP África. Publica regularmente prosas e poemas em sites culturais portugueses e brasileiros. Em 2004 ganhou a Bolsa de Criação Literária pelo Centro Nacional da Cultura, de Portugal, o que lhe proporcionou uma investigação de vários meses junto da comunidade dos “Rabelados”, na Ilha de Santiago, Cabo Verde. Também vamos aguardar a chegada do livro por aqui.