segunda-feira, 4 de agosto de 2008

FLAP- À DOIS PALITOS DAQUI, FAZ-SE LITERATURA EM SP

Meu espírito não está por aqui. está com o pessoal lá de Sampa. Los hermanos supimpas que estão agitando a noite paulistana. Ah se eu tivesse o tempo para ir para lá e tomar um chop com a turma. Mas, não deu para ir, grana curta, compromissos, filas de ônibus e cartão de ponto, este ajuntado de coisas me impedem. Fico por aqui curtindo a saudade da casa das Rosas, da Rüsche e do Claudinei Vieira, o bom de sinuca, sem falar na Tati e no Balzac. Entoces, vou fazer uns recortes por aqui e postar o que está rolando por lá, assim quem sabe né, destilo um pouco dessa saudade.



sobre a matéria da que saiu da flap na globonews, Ana Rüsche escreve para o blog da FLAP:
É evidente que não se irá falar da importância dos meios de comunicação em massa, há tanto espaço aí para essa discussão (ou talvez nem tanto). Nem que esse ano foi moleza divulgar o evento nos lugares mais-mais da mídia paulistana. Sim, parece que a poesia entrou na pauta.
E agradecimento aos jornalistas com coração que na semana passada ajudaram bastante a gente, mesmo os que não conseguiram espaço. Puta madre i*, vcs tb fazem a FLAP! E também aos blogueiros que estão aí no corre. Aliás, juro que atualizaremos os blogues amigos, ufa - recebemos sim teu e-mail!
E PUTA MADRE ii!*, ontem estava tudo realmente tão bonito na Casa das Rosas, de chorar, de chover depois de tanto tempo sem água, de lavar as calçadas e a alma.
Bem, o título era mesmo para ser sensacionalista. Contudo, por uma via perpendicular, a ida da Globonews provocou um parto interessante de idéias, pois o repórter queria-porque-queria saber, com essa muita vontade peculiar aos jornalistas, qual a maior diferença entre os poetas da FLAP! e os mais poetas mais antigos. Hum, geração zero-zero, geração zerada, ai, ai, o que pode ser agora um reluzente par de ovos brancos e apodrecer rapidamente pra feder. A ressaca odoborogodó & outros gorós dá aquele rolê na loja de conveniência dos lugares comuns e blábláblá e não responde nada. Isso foi umas 13h.
Depois de resolver 10 mil pepinitos felizes durante à tarde, pegar a energia boa da galera, umas 16h fiquei de papo furado com o repórter. E contei do Blogue da FLAP!, dos blogues amigos (ele já tinha visto as transmissões ao vivo). E também do Peixe de Aquário, dos poemas invisíveis - poemas que não cabem no papel, do El Libro de Alan, enfim essas coisas cujo suporte é inteiro virtual e tem lançamento com vídeo e chat. Contei ainda da nossa emoção quando o Gianca Guapaya e a María Eugenia entraram on-line durante nossa primeira transmissão da FLAP! - parecia contatos imediatos de 3º grau, hehe. Enfim, esse monte de traquinagens felizes que exercitamos por aí. E mandamos via twitter. Afinal, o messenger é geração 90.
Aí veio a resposta para a tal pergunta. Lembra dos grafiteiros? Então, já que as galerias de arte não davam espaço para uma arte mais comunicativa, quizás pop, mais urbana, mais divertida (arte que as pessoas entendem!) e fecharam-se para o academicismo, hermetismo e outras panelas enfadonhas, os caras desencanaram e mandaram ver nos muros. No início era uma coisa vista como ingênua. Puta madre iii*, e agora Os Gêmeos estão onde estão! E assim, os grafiteiros criaram seu próprio espaço, onde antes só tinha muro.
E criar espaços onde não existiam é um ato de artista. Mesmo que sejam espaços imaginários. The fiction of life. E nada mais apropriado que sejam os poetas, digo esses de coração leves, llenos de ternura y delírio, criaturas de imaginação solta, fofura radicais sempre jugando como niños, que imaginam o próprio espaço.
Que é também o teu. Essa tela de mil dimensões ainda não exploradas. Esses tantos outros lugares criados com o jeitinho de distribuir Casulos improváveis em locais antes esquecidos, de organizar Festivas desorganizados para tudo se organize no vamos-de-mãos-dadas, de fazer revistas que Não Funcionam, de descolonizar corações. E ver com certo desinteresse as editoras que deixam teu original apodrecer, círculos viciados como a universidade que nem chega a conhecer a produção da década de 80 e quer autorizar-desautorizar poetas (até é engraçado de pensar, hehe) e os discursos autoritários que tentam inutilmente erguer um cânone entre farrapos. Ah, pobres mortais… el amor es decidir que no hay que morirse…
O espaço está criado. Isso é um fato, o resto é futuro. O espaço que não existe. Só existe AGORA que você me lê. Este. Pode tocar na tela que tocará em muitos. Só o impensável é impossível.

ana rüsche
***
Vídeo produzido durante o encontro:





Nenhum comentário: