O BLOGUEIRO




Sou carioca. Me criei na Tijuca, bairro incrustado entre morros e montanhas, cortado por 7 rios. Bairro cáustico, zona norte do Rio, sem vento. 

Comecei a escrever literatura na adolescência e minhas experiências literárias se aprofundaram na UERJ, no instituto de Letras. Lá, eu tive a oportunidade de conviver e trocar impressões e textos com outros poetas e escritores. Em 1995, na UERJ, participei da oficina literária orientada por João Gilberto Noll. Alguns bons poetas e escritores também conviveram naquela roda, dentre eles, Sílvio Barros, Wagner Silva, Alexandre Brandão, Ericson Pires. Pelos arredores da UERJ e na sala do diretório acadêmico, me reunia com a turma da Mário Faustino. Esta oficina era capitaneada pelos poetas Jorge Wanderley e Carlos Lima. Havia outros poetas e amantes da literatura pelos corredores da Uerj, tais como: Ítalo Moriconi, Flávio Carneiro, Leonardo Martinelli, Paco Manhes e Carmem da Matta. Ainda na Uerj, frequentei a oficina ministrada pelo Poeta Carlito Azevedo em meados dos anos 2000.

Também procuro me nutrir de outras linguagens artísticas. Estudei  teatro e circo porque as vivências culturais me estimulam a buscar novos eixos de criatividade. Além disso, sempre busco o envolvimento do ser político, de discutir a política e de me posicionar claramente diante dos sistemas que nos distanciam de um possível bem-estar e bem viver. 

Participei ativamente de espaços e movimentos ligados à cultura no cenário carioca. Em especial, no Sobrado Cultural, em Vila Isabel e da revista Bagatelas. 

Publiquei Poemas Suíços (2004) e Rio Movediço (2013), participei de várias antologias e revistas. Atuo na área da educação com ênfase em oficinas de escrita criativa. Ministro-as em espaços culturais e bibliotecas. No meu entender, o ato de ler e de se expressar através da escrita são pilares essenciais para o auto-conhecimento do indivíduo na comunidade em que ele vive. É um ato político. Ato em que assumimos nossas direções e escolhas.